quarta-feira, junho 13, 2007

Eu gosto de festa junina

Tem sempre um frio bom. Céu estrelado, e árvores pretas. Tem, claro, fogueira, salsichão e retalhos. É tempo de ser criança. Os adultos que me desculpem, mas festa junina é coisa de criança. Todo mundo que é grande vai diminuindo à medida que a fogueira vai acendendo. Adultos não se hipnotizam com fogo, não contam estrelas nem histórias de fantasma. Adultos nem sentem frio.

Roupas de caipira, tem. Dentes pretos e sardas falsificadas. Forró e quadrilha, e sempre alguém que a gente não vê há tempos. Quindim, queijadinha, suspiro, pé-de-moleque, paçoca, cuscuz, canjica, pipoca doce. E gente grande lá come essas coisas? Vai chegando junho, e já sinto uma certa comoção nos núcleos das células. A gente se assusta, mas logo acostuma e vê que é o rejuvenescimento dos festejos. São João, Santo Antônio, e um outro santo de nome também simpático; gente nunca lembra direito qual dia é de quem.

Brinca-se. Tem dança da laranja, seu mestre mandô, corrida do ovo, corrida do saco, e o que mais vier. Pode inventar também. Todo mundo vai, todo mundo é amigo. Quem é que briga debaixo de céu completinho, sem nenhuma estrela faltando? Tem música, feliz, triste, tem gente dormindo cedo. Tem parente, tem vizinho, tem quem ninguém sabe quem é. Tem é muita alegria. Festa junina é um grande abraço na gente.

4 comentários:

Anônimo disse...

Quem te disse que festa junina é só para crianças? Saiba que eu gosto bastante e dos doces então nem se fala, gosto de todos apesar de me dar aqueles "gases" um tanto mal cheiroso.

Anônimo disse...

ao rapaz aqui de cima: e quem disse que vc é adulto? rs...
é por isso que vc gosta de festa junina, é por ser criança (não no sentido pejorativo).

Anônimo disse...

Eu adoro festa junina tbm.......
:P

Anônimo disse...

Concordo que seja coisa de criança no sentido de alegria e ,porque festa junina é tudo de bom,o forró melhor ainda a fogueira nem se fala,um grande abraço para quem gosta de festa junina.Quem não gosta bom sujeito não é rsrsrsr.