quinta-feira, maio 03, 2007

Saudades

Descobrir uma nova sensação é um experiência singela. É "como uma surpresa, sem o gume da surpresa". Não é nada que afeta e marca e inesquece; é mais como uma luzinha quente acendendo em dia de muito frio. Como que abrir uma nova lacuna dentro da gente, a ser preenchida e despreenchida pelo resto da sua vida. Bom demais. E acho que isso só acontece é de noite.

Pois aprendi recentemente a sentir saudades. Mas saudades de alguma coisa todo mundo sente desde que existe. O neném tem saudades do útero assim que já nasce. E tem gente que tem a saudade do que nunca viu. É sentimentozinho que pode ir pra frente ou pra trás, dar vertigem ou calma. Não, não. Não é essa que eu aprendi a sentir. O que é, é assim, com ponto depois. Assim, substantivo intransitivo. Saudades. Consegue pensar em como é?

Aprendi com o Guimarães Rosa. Suas estórias são repletas desse sentimento sertanejo, que pede um violão e um punhado de estrelas. Sou-lhe eternamente grato por isso.

5 comentários:

Anônimo disse...

Queria poder sentir isso também! Mas você não termina nunca de ler esse livro! hehehe Estou na fila!

Wagner Marques disse...

SEntir saudades é viver algo que por acidente aconteceu ne ausência!

abração!

gostei de tua prosa.

Anônimo disse...

ótimo conceito e atmosfera literária por aqui!



www.bonequinhodeluxo.com

Anônimo disse...

Acho q ainda naum esperimentei a palavra em sua plenitudo, mas provavelmente este momento está próximo de chegar!!!

Mallu de bicicleta disse...

Inaugurei uma Série de exposiçao fotográfica comentada lá no Malu de Bicicleta... Trata-se de um mini-ensaio que fiz em uma praça de Juiz de Fora, num raro momento de "mim" rs ...

Bjs!